Projeto Renasce Brasil
Artigos e propostas do Projeto Renasce Brasil

O que é Socialismo Católico e Socialismo Ateu

Texto original publicado em 2005 e atualizado em 22/09/2014

O Socialismo pode ser praticado de duas formas mais ou menos distintas: uma das formas é a atéia, mais conhecida como Comunismo ou "socialismo científico" de Marx. A outra forma é a Católica, mais conhecida como "socialismo utópico" e associado à caridade. Em ambos os casos o Socialismo tem motivações essencialmente sentimentais. Mas, o formato final, em cada país que o adota está relacionado a sua crença religiosa ou sua descrença religiosa, embora nem todos o admitam.

O modelo de Socialismo, que podemos chamar de Católico, está presente principalmente nos países de maioria católica, como França, Itália e Espanha. No Brasil, que atualmente não tem uma identidade muito bem definida, ocorrem muitas contradições nesta área. Mas, em função da aparência caridosa do modelo socialista, as pessoas simples, os ingênuos, os demagogos e os populistas são seus principais defensores.

O Socialismo ateu (Comunismo) que imperou na União Soviética de 1917 a 1991, não produziu boa coisa nos países por onde passou. Podemos analisar o desempenho da Coréia do Norte, Cuba, Vietnam, União Soviética etc., para constatarmos essa realidade. Já o Socialismo Católico tem algumas características bastante positivas. O problema é que atualmente está cada vez mais difícil separar o Socialismo Católico do Socialismo ateu. (Até os adeptos da teologia da libertação estão misturando cristianismo católico com marxismo ateu).

Depois da queda da União Soviética os ateus-marxistas, envergonhados pelo fracasso, deixaram de usar a palavra Comunismo e passaram a usar a palavra Socialismo. Palavra até então utilizada majoritariamente pelos povos Católicos (França em especial). Por isso, hoje, não sabemos ao certo quem é quem. O próprio PC do B (Partido Comunista do Brasil), tem usado o seguinte slogan: "Venha para o PC do B, o partido do socialismo". Portanto, quando alguém se apresenta como socialista não sabemos ao certo se está divulgando o Socialismo católico ou o Socialismo "científico" (ateu).

O Socialismo Católico merece respeito porque, apesar de pouco produtivo em relação ao capitalismo protestante, procura evitar as explorações econômicas, as grandes desigualdades sociais, a concentração de riquezas em poucas mãos e, em geral, tenta fazer caridade aos mais necessitados. É verdade que na maioria das vezes tais objetivos esbarram em corrupções e jeitinhos sendo raramente alcançados da forma como foram apresentados para a sociedade. Mas, as iniciativas, sob o ponto de vista humano e social, são realmente louváveis.

Diferentemente do modelo socialista, o modelo capitalista se preocupa com a transparência, de tal modo que produtos, tempo e trabalho tenham o seu custo bem definido. O Capitalismo também enfatiza a recompensa segundo o merecimento individual, visando promover a liberdade de iniciativa e a produtividade. Já o Sistema Socialista se preocupa com a caridade e com a igualdade, enfatizando a recompensa independentemente do merecimento individual. Portanto, guardada as adequadas proporções, tanto o Capitalismo Protestante (o praticado nos países desenvolvidos) quanto o Socialismo Católico podem ter grande utilidade dentro de uma mesma organização social. O povo brasileiro precisa conhecer melhor estas questões para não ser facilmente iludido e ajudar a nação a formular verdadeiras soluções.


Autor: Valvim M Dutra

Nota: Este artigo é a expressão do pensamento e opinião pessoal do autor, resguardada e protegida pelo direito constitucional inviolável da liberdade de expressão no Brasil. O autor é o único responsável pelas ideias e opiniões expressas acima.

Comentários Sobre:
"O que é Socialismo Católico e Socialismo Ateu"
Dê sua opinião sobre este artigo
  Nome: Digite o primeiro nome ou nome completo se assim preferir
  Cidade: Digite o nome de sua cidade
  Email: (Não se preocupe, ele não será publicado)
  comentário: (Máx de 1000 caracteres)
Compartilhe O Renasce Brasil:
Outros artigos
2006 - Artigos anteriores ▲
"Textos do Projeto Renasce Brasil"
2006 - Próximos Artigos ▼
Receba atualizações
Insira seu email para receber novidades e atualizações
  Email:
  Nome: (Opcional)
Publicidade tipo links Patrocinados
« Artigo anterior
Projeto Renasce Brasil Quero ajudar o projeto Fale conosco Política de privacidade
Importante: Os links patrocinados são publicidades externas automatizadas e podem não refletir os ideais e os objetivos deste site.