Projeto Renasce Brasil
Esclarecimentos Importantes do PRB
Explicação da oração do Pai Nosso
Detalhes do Projeto
Livro do Projeto
Quem somos
Fale conosco
1 - Texto do Projeto RB

Oração do Pai Nosso explicada frase a frase

Texto corrigido e atualizado em 02/01/2014

Quando os discípulos de Jesus perceberam que ele era, de fato, o Cristo enviado por Deus, pediram-lhe então que lhes ensinasse a orar de forma correta e eficiente. E, Jesus Cristo lhes ensinou a famosa oração do Pai-Nosso.*

Publicidade tipo Links patrocinados:

A oração do Pai-Nosso não é uma reza miraculosa para ser repetida dezenas de vezes. Na verdade, ela é um exemplo de petição divina. É como um formulário padrão, que deve ser preenchido com as nossas próprias palavras para nos relacionarmos com Deus da forma correta e produtiva.

Analise a explicação abaixo para entender melhor como obter sucesso durante suas preces. Observe o significado de cada frase, separadamente:

1o - "PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome;..." - Esta parte inicial deixa claro que toda oração deve ser dirigida exclusivamente ao Deus Criador, (ao Pai), que está no céu. Na Bíblia, a palavra 'santificado' significa separado, diferenciado, exclusivo e de forma inconfundível. Logo, toda oração deve ser encaminhada diretamente ao Deus Criador. Isso quer dizer que não é correto orarmos a santos ou personalidades históricas tentando bajulá-las com "jeitinho brasileiro". Pistolão, suborno e corrupção, só funcionam na sociedade brasileira, no relacionamento com Deus esse tipo de tentativa não é recomendado.

2o - "... venha a nós o vosso reino;..." - Aqui, Jesus Cristo usou a palavra reino porque, naquela época, a maioria dos povos só conhecia organizações do tipo "reinado" (um rei e seus súditos). Nos dias de hoje as "sociedades" são mais comuns (governantes e cidadãos). Portanto, a expressão reino de Deus quer dizer sociedade de Deus, critérios sociais estabelecidos e administrados por Deus. Logo, nesta parte da oração Jesus Cristo nos ensina que não devemos inventar leis de nós mesmos. Precisamos aprender e praticar as leis de Deus (Seus mandamentos) para sermos cidadãos do seu reinado e termos direito a todo tipo de petições.

3o - "... seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu". - Nesta parte Jesus deixa claro que, mesmo nos tornando cidadãos do reino de Deus, não podemos fazer projetos a revelia. Temos que nos adaptar aos critérios de Deus e nos conformar com o que Ele nos permitir. Só assim seremos, de fato, bem-aventurados (bem-sucedidos) em tudo o que fizermos desde que não atrapalhemos os planos de Deus para cada época e para cada pessoa.

4o - "O pão nosso de cada dia nos dai hoje;" - Aqui, pão significa suprimento, alimento, vestimentas, etc. Nesta parte Jesus ensina que não devemos pedir além do necessário com o intuito de estocar ou qualquer outro motivo. Deus só concede as coisas que necessitamos para suprir os dias atuais. O amanhã, é um outro dia e não adianta pedirmos adiantado. (Provavelmente, para não descuidarmos com o que já temos nem nos tornarmos desperdiçadores).

5o - "... perdoai-nos as nossas ofensas [dívidas], assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam [aos nossos devedores];" - Nesta parte fica evidente que, se estamos em débito com Deus, precisamos pagar ou pedir o perdão destas dívidas (destas ofensas) para que, estando sem débitos, Deus nos conceda aquilo que desejamos. Note, entretanto, que existe uma precondição para que Deus nos perdoe e, conseqüentemente, nos atenda. A pré-condição é sermos capazes de perdoar os que estão em débito conosco também (aos que tenham nos ofendido), de modo a alcançarmos o perdão de Deus e recebermos Dele aquilo que desejamos.

6o - "... e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal". - Aqui, Jesus Cristo deixa claro que o mal e as tentações existem de verdade. A maneira correta de nos proteger é seguir os mandamentos de Deus e fazer diariamente nossa higiene espiritual (assim como fazemos nossa higiene corporal). Devemos, freqüentemente, usar nossas próprias palavras para pedir a Ele que nos proteja e nos salve do "predador" da humanidade, (mais conhecido como diabo ou satanás). Como Deus nos concedeu o livre arbítrio, Ele não se intromete na nossa vida se nós não lhe pedirmos de forma contundente.

Neste modelo de oração Jesus ensina todos os aspectos que devemos considerar para nos relacionar corretamente com Deus. As pessoas que encaminham suas rezas e orações a santos pagãos ou personalidades históricas cristãs, normalmente não obtêm os resultados desejados. Observe as cidades mais pobres da sua região e do mundo, e note que apesar de muito rezarem seus cidadãos não tem alcançado os objetivos desejados. Infelizmente, a dor e a miséria continuam predominando nestes lugares. Portanto, temos que ajudar a estas pessoas, que já têm fé, a direcioná-la exclusivamente ao Deus criador conforme ensinado na oração do Pai Nosso. Dividir a fé em dezenas de pedaços para encaminhá-las a diferentes "divindades e santos" (cercar por todos os lados como nos jogos de azar), é um equívoco cultural enorme que torna a fé improdutiva e inútil.

________________________________
* Pai-Nosso -
Oração extraída da Bíblia Sagrada em Mateus, cap. 6, vers. 9 a 13.

Publicidade tipo Links patrocinados:
Outros assuntos

Texto de Valvim M Dutra, autor do livro Renasce Brasil

Quero compartilhar esta página
   Veja também:

Proposta de Reforma Religiosa para o Brasil

Quem são os Cristãos Protestantes no mundo

O voto cristão
Você está no Site do Projeto Renasce Brasil. Seja bem-vindo!
Copyright - A republicação dos artigos deste site é permitida desde que citada a fonte com um link para a página original.
Importante: Os links patrocinados são publicidades automatizadas e podem não refletir os ideais políticos e religiosos do Projeto.